segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[IN]SEGURANÇA PÚBLICA E A REAÇÃO DA SOCIEDADE


A insegurança é o tema mais discutido pela população brasileira nos últimos tempos porque tem atingido níveis absurdos, gerando um sentimento de impotência diante da realidade cotidiana. No Estado da Paraíba, não tem sido diferente. A cada semana segue-se um resumo dos crimes os mais variados atingindo desde as grandes cidades até as mais interiorizadas do Estado.

Nota-se que cada vez mais as redes sociais têm contribuído na socialização desse sentimento de impotência dos cidadãos. Compartilham fotos e videos, principalmente através do Whatsapp, onde é possível visualizar textos e áudios com verdadeiros desabafos, como o de uma mulher que relatou o furto ocorrido no estacionamento do Hiper da BR 230 sentido João Pessoa a Cabedelo.


Num dos áudios a mulher afirmar que estacionou seu carro vizinho a uma caminhonete (foto) e, ao chegar, percebeu que os bandidos haviam quebrado o vidro da caminhonete e furtado objetos recém comprados pelo proprietário que havia resolvido retornar para o interior do Hiper. Ao tomar conhecimento do crime, o dono do veículo entrando em contato com o gerente, descobriu que em toda a loja só haviam dois seguranças de plantão e que as câmeras de monitoramento que cobrem a área de estacionamento estavam simplesmente desativadas.

Há relatos de assaltos, tentativas de sequestros, arrobamentos e furtos em estacionamentos de outros grandes supermercados e também nos principais shoppings da cidade. Nesse cenário, não podemos deixar de reconhecer o mérito da polícia que tem buscado dar respostas mais rápidas a cada ação dos meliantes. Mas o efetivo de policiais não é o suficiente para cobrir as regiões metropolitanas do Estado, além de outros problemas estruturais que fazem de nossa segurança pública um dos grandes desafios para os gestores e para toda a sociedade, exposta as ações de bandidos que podem atacar em qualquer lugar e horário.

(Redação PbTropeiros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário